terça-feira, 5 de outubro de 2010

ANTES TARDE DO QUE NUNCA


Na reta final do Campeonato Brasileiro, o usual seria todos os clubes já terem seu time montado e preparado pra disputar rodada a rodada os pontos que precisam, seja pra disputar a taça, ou lutar contra o rebaixamento. Nesse ano, as coisas estão um pouco diferentes.

A chamada "dança dos técnicos" costuma acontecer no meio do ano, quando os clubes irão com tudo pra garantir um bom final de temporada, mas pra muitos nesse Brasileirão, ela está acontecendo somente agora.

A troca mais recente aconteceu hoje. Vanderlei Luxemburgo acertou com o Flamengo depois de Silas ser mandado embora após somente 10 partidas no comando do rubro-negro. O time teve uma campanha péssima com o treinador no comando, foram 6 empates, 3 derrotas e só uma vitória, apenas 30% de aproveitamento nesses 10 jogos, deixando o Flamengo na 15° posição.

O antigo treinador da Gávea ainda gerou um desconforto no clube dizendo que não era ele que "fazia gol contra", se referindo ao zagueiro Jean, que havia feito um na partida contra o Goiás. A declaração, aliada ao seu desempenho nas partidas, surtiu como um "pedido" pra sair do Flamengo.

 Luxemburgo chega ao time carioca pra tentar provar que continua um dos melhores técnicos do Brasil, o que justificaria os salários que ganha, depois de sair do Atlético Mineiro deixando o Galo na zona de rebaixamento (18°posição). 

Pra isso, o professor Luxa tem um bom elenco a sua disposição e precisa arrumar rápido o time. Seus objetivos já foram traçados: Vanderlei disse que levar o Flamengo para a Copa Sul-Americana  seria "como um título".  

Outro time que mudou tarde, e pagou caro por isso, foi o São Paulo. Dizem que errar uma vez é humano, mas insisitir no erro é burrice. Pelo ditado popular, o tricolor teria que ser homenageado com belas orelhas de burro. No meio do ano, Juvenal Juvêncio, presidente do clube, insistiu em confiar em Ricardo Gomes para as fases finais da Libertadores, mesmo sabendo que o técnico já não vinha bem no comando há algum tempo. Resultado: o São Paulo foi eliminado pelo Internacional e, enfim, demitiu Ricardo Gomes.

O técnico das categorias de base foi nomeado como interino. Sérgio Baresi assumiu o time pra tentar restaurar a confiança e a credibilidade do tricolor. Baresi só iria ficar a frente do time enquanto outro técnico era contratado para o cargo, mas Juvenal (merecedor do belo par de orelhas), decidiu mantê-lo no comando da equipe. Em seus 14 jogos como técnico, conseguiu aproveitamento de 45,2%, com 5 vitórias, 4 empates e 5 derrotas. Números minúsculos perto da grandeza que se espera do São Paulo, e mais um arrependimento na conta, que serviu pra acabar com a temporada do tricolor.

No domingo, dia 3, Paulo César Carpegiani foi anunciado como novo técnico do São Paulo. Depois da bela campanha com o Atlético-PR, deixou o time em 5°, o treinador volta ao tricolor, mas seus números preocupam. Desde que saiu, em 1999,  Carpegiani só ganhou um título, o de campeão baiano, em 2009 com o Vitória. O treinador confirmou a má fase do São Paulo, e declarou que não promete vaga na Libertadores do ano que vem.

 A troca de treinador na reta final do campeonato acontece nos times que perceberam (finalmente) a instabilidade da equipe e tentam procurar alguma solução para almejar algo de bom ainda em 2010. Porém os próprios treinadores não garantem nada pra esse ano, o que deixa bem claro . . 

É tarde demais. 


3 comentários:

  1. Por isso que os tecnicos ja chegam pensando somente em sul-americana. ë o ápice dessas equipes! parabens bahzen

    ResponderExcluir
  2. Com uma das folhas salariais mais caras do Brasil e agora com um dos técnicos mais caros também. Pelo preço do atual elenco, o Flamengo nem sequer deveria citar a palavra "rebaixamento", mas afinal de contas, como só nos sobrou isso, é lutar pra não cair.

    ResponderExcluir
  3. Vídeo novo e texto novo Bahzin http://jogadademestres.blogspot.com/

    ResponderExcluir