segunda-feira, 23 de agosto de 2010

FREGUÊS BOM É FREGUÊS DA FIEL

Na noite dos volantes no Pacaembu, o Corinthians passeou e venceu o São Paulo por 3 a 0, com dois gols de Elias e um de Jucilei, fazendo a festa da torcida corinthiana que compareceu ao estádio. Desde Fevereiro de 2007 o time tricolor não vence o rival, e com essa derrota, o tabu aumentou para 10 jogos sem vitória. O Majestoso, nome dado ao clássico, é conhecido pelo equilíbrio em que São Paulo e Corinthians se enfrentam (mesmo com o tabu de 3 anos), mas nesse domingo o Timão sobrou em campo, dando direito da Fiel gritar "ooolé" e "o freguês voltoou".
Os dois times entravam em campo precisando vencer, e o tricolor, convencer. O São Paulo foi eliminado da Libertadores pelo Internacional, está com o técnico interino Sergio Baresi, e paga por ter cometido o pecado de confiar em Ricardo Gomes quando nem seus próprios jogadores acreditavam no treinador. O time continua jogando um futebol sonolento e bem abaixo daquele que os torcedores estão acostumados a ver. Já o Corinthians vinha de derrota para o Avaí fora de casa, tinha ficado distante do líder Fluminense e precisava ganhar pontos pra voltar a briga pelo título.
Mano Menezes acompanhou o jogo, e deve ter ficado orgulhoso do que viu. O ex-treinador do time corinthiano sempre priorizou as formações com três volantes, apostando na qualidade deles para subir ao ataque como elementos surpresa para fazer gols.
Elias, que Mano sempre apostou, jogou muito, fez gol chutando de fora da área, e fez outro finalizando a bela triangulação do Timão no fim do primeiro tempo, o volante acabou com o time do São Paulo, dando motivos de sobra para Mano pensar em seu nome na próxima convocação da seleção. Jucilei, outra aposta do técnico, convocado para a seleção, também jogou bem e deixou o dele, de cabeça. Uma vitória com a cara de Mano Menezes, mas com os créditos para o treinador atual, Adilson Batista, que deixou o decisivo Elias jogar livre, bem avançado no meio de campo.
A partida foi marcada pelo belo futebol do Corinthians, que só não resultou em uma goleada histórica porque Rogério Ceni fez milagres no gol do São Paulo. O Timão mostrou que, mesmo sem Ronaldo, consegue dar conta do recado, e vai brigar pelo título para salvar o centenário. A única coisa que estragou o espetáculo do Coringão foi o clássico não ter sido transmitido na tv aberta, dando lugar ao jogo sem graça entre Palmeiras e Guarani.
Do outro lado do campo, a partida foi marcada pela apatia do tricolor. O São Paulo, que apresenta um futebol bem ruim desde a volta do intervalo causado pela Copa do Mundo, mostrou que os problemas estão longe de ser resolvidos, pelo contrário, vão ficando piores a cada dia. O time, conhecido pela organização fora de campo, e pelo futebol de títulos e resultados dentro dele, continua irreconhecível, e amarga uma preocupante 15° posição no Brasileiro, apenas 2 pontos acima do Grêmio.
O Corinthians segue mostrando que é imbatível em casa, manteve os 100% como mandante no Pacaembu, e convenceu a torcida de que esse time pode disputar o título. No São Paulo, a frase de Ricardo Oliveira, no fim do primeiro tempo, resume a humilhação que foi o clássio, e prevê o que continuará acontecendo se o tricolor não melhorar para o resto do campeonato : "Precisamos arrumar isso ou vamos tomar uma goleada".

Um comentário: