quarta-feira, 23 de junho de 2010

COPA AMÉRICA

A Copa do Mundo é famosa por unir os cinco continentes em só um campeonato, disputando jogos entre si. Todos os continentes tem seus países representados, com chances iguais de chegar a final e levantar o caneco.
O principal atrativo do torneio não funciona em 2010, a Copa por enquanto está sendo dominada pelas seleções do continente americano. Mesmo grandes times europeus que já foram campeões mundiais estão tendo dificuldades contra os times da América na primeira fase.A terceira rodada já começou, e dois grupos já foram definidos , assim como duas oitavas de final.
Analisando grupo por grupo percebe-se que o futebol dos times americanos surpreendem nesta Copa do Mundo:
No grupo A, Uruguai (América do Sul) e México (América do Norte) já iniciaram a tabela mostrando o domínio americano, deixando pra trás África do Sul, uma seleção difícil, por ser anfitriã da Copa e com a torcida a seu favor, e a França, potência mundial do futebol, campeã mundial em 1998 e vice campeã na última Copa de 2006, na Alemanha.
No grupo B, a Argentina (América do Sul) confirmou seu favoritismo, ganhando os três jogos, passando para as oitavas junto com a Coréia do Sul. Grécia e Nigéria assistirão o resto da Copa em casa.
No grupo C, os EUA (América do Norte) surpreenderam e passaram em primeiro lugar,mesmo sendo muito prejudicados pela arbitragem durante o torneio, tornando sofrida a classificação em segundo lugar da seleção da Inglaterra, vencedora da Copa de 1966 e que era a grande promessa deste grupo.
No grupo D, nenhum time da América disputa vagas, assim como no grupo E, e talvez seja por isso que os favoritos de ambos os grupos vêm conseguindo a classificação em primeiro lugar. A Alemanha, que tem três títulos mundiais, passa em primeiro no grupo D, enquanto a Holanda vai assegurando, por enquanto, a vaga em primeiro no seu grupo.
No grupo F, o Paraguai (América do Sul) vai desbancando a Itália, e após empatar com a franco-favorita e atual campeão mundial Azurra na primeira rodada, ganhou a segunda da Eslováquia e segue folgada na liderança do grupo.
No grupo G, o continente é representado pelo Brasil, maior campeão de Copas, com 5.Os brasileiros são os líderes isolados do grupo depois de duas vitórias e só precisam de um empate com Portugal na última rodada para garantir o primeiro lugar.
No grupo H, o Chile (América do Sul), vai deixando para trás a Espanha, considerada por muitos favorita ao título desta Copa. Os chilenos estão em primeiro lugar e precisam do empate contra os espanhóis no próximo jogo para terminar a fase de grupos em primeiro lugar.
Tirando o time de Honduras (América Central), que não tem nenhum ponto, todos os representantes americanos na Copa estão conseguindo a classificação para a próxima fase, a maioria delas em primeiro do grupo, deixando para trás seleções européias de tradição e que já conquistaram títulos mundiais.
Pela grande quantidade de classificados, alguns times americanos já se enfrentarão nas oitavas de final, fazendo com que a quantidade de seleções representantes do continente fique menor. Isso dará chance para as outras equipes, e espera-se que as européias enfim consigam mostrar seu futebol, sem alguns americanos para atrapalhar.
Assim tudo pode acontecer como o planejado, e teremos uma Copa DO MUNDO, ao invés de mais uma Copa AMÉRICA .

Nenhum comentário:

Postar um comentário